BANNER

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estrutura Curricular

_________________________________________________________________________________

Modalidade/Nível de Ensino
Ensino Médio

Componente Curricular
Geografia

Tema: A água

_________________________________________________________________________________

Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

A ideia é que os alunos percebam da necessidade de saber utilizar a água com moderação e que tenham a consciência sobre o papel e a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais.

Duração da aula
3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Conceito de recursos renováveis e não-renováveis;
Ciclo hidrológico.

Estratégias e recursos

Talvez o professor possa fazer um trabalho de campo com seus alunos visitando a estação central de abastecimento da água de sua cidade.
• Promover estudo do meio na estação de tratamento de água de sua cidade:
a) pesquisar de onde vem a água de sua cidade.
b) visitar a estação central de tratamento de água mantida pela Prefeitura.
c) elaborar relatório de visita identificando os processos usados no tratamento da água de sua cidade.
d) verificar como é feita a distribuição de água potável.
• Relacionar a água limpa com a qualidade de vida.
• Criar panfletos e blogs alertando a população sobre a utilização racional do recurso natural mais importante do planeta: a água.

Caro(a) professor(a) para saber mais visite os sites:
www.amigodaagua.com.br – Água no Brasil
www.tvcultura.com.br – Água – o desafio do século XXI

Sugestão de vídeos:
O ciclo da água -
Água nosso tesouro -




Sugestão de música para sensibilização:
Planeta Água - Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Aula 1
Como sugestão o professor introduzirá em sua aula uma breve explicação do conceito de recursos renováveis e recursos não renováveis e sobre o funcionamento dos ciclos hidrológicos.

1º. momento. Dividirá a sala em grupos. Cada grupo montará um questionário de pesquisa para visitarem a estação central de abastecimento de água de sua cidade.
Qual o nome do rio que abastece a cidade?
Quais são os processos usados para o tratamento da água?
Como é feita a distribuição da água potável?
A distribuição de água atende a população igualmente?
Quais são os bairros que sofrem com a falta de água?

2º. momento. Os grupos confeccionarão panfletos sobre o uso racional da água evitando o desperdício.

Aula 2
Iniciar sua aula recordando sobre os recursos naturais e não naturais e sobre os ciclos hidrológicos. Para saber mais, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_natural - Recursos natural
http://grupopaineis.googlepages.com/recursosrenov%C3%A1veis – Recursos renováveis e não-renováveis
http://www.meioambiente.pro.br/agua/guia/ociclo.htm - O ciclo hidrológico

Na sequência perceber a importância da preservação da natureza e a nova questão estratégica mundial: a água.
Os grupos farão o levantamento da pesquisa da visita à central de abastecimento da água de sua cidade. Esse é o momento de verificar todo o processo de distribuição e tratamento da água.

Aula 3
Avaliação

Os grupos apresentarão vídeos ou slides produzidos por eles da visita ao centro de abastecimento e o papel de cada um frente ao problema do desperdício dos recursos naturais e da água. Individualmente os alunos criarão blogs postando artigos sobre: a importância da escola que é considerada o primeiro passo para solução e orientação, que sensibiliza as pessoas para as necessidades coletivas e o que aconteceria se terminasse a água da Terra.
Para a finalização dos trabalhos, deverão comentar os blogs dos colegas de sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário