BANNER

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A Contribuição das Mídias nas Escolas

Para falar da da contribuição das tecnologias do currículo, primeiramente vem em nossa cabeça, o que é um currículo? É o planejamento e estratégias de ensino dentro de normas pré estabelecidas. Daí contemplar o conteúdo específico de cada disciplina dentro de cada curso. Define o perfil do profissional a ser formado, as habilidades e competências necessárias para que possa atuar na sua área.
E para que serve? Para nortear professores, alunos e funcionários em relação ao ensino e aprendizado. Serve para determinar o que é fundamental em cada área de ensino. Serve para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural.
A partir daí desenvolvermos projetos no âmbito do currículo com o uso das tecnologia (mídias digitais etc), que oferece um leque de possibilidades para que essas mudanças ocorram de fato.
A contribuição das tecnologias ao desenvolvimento do currículo nas escolas, segundo CAVALLO “se apóia nas inovações do uso da tecnologia digital, no gerenciamento e mudança educacional que esta tecnologia propicia”. A importância do uso da tecnologia nas escolas proporciona a integração de diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem do aluno. O professor criará situações, onde provoque os alunos a interagir entre si e com o grupo, na busca de informações e na produção de novos conhecimentos. Cabe a escola no início do ano construir um contrato entre aluno e a escola e negociar suas intenções, objetivos e diretrizes, de modo que desperte no aluno a curiosidade e o interesse de aprender.
Ao trabalhar com projetos, a escola supera suas expectativas e estabelece o “ciclo de da produção do conhecimento científico” que se entrelaça ao currículo da ação. A incorporação das TIC enfatiza a compreensão e a reconstrução do conhecimento em busca de alternativas de problemáticas no contexto e a transformação da realidade que abrange as aprendizagens cognitivas, social e afetivas dos alunos.
Nesse novo cenário de projetos e tecnologias, partimos para a construção de novas formas de aprendizagem incorporadas as distintas mídias e conteúdos curriculares dentro de uma nova abordagem construcionista. Os alunos passarão a ser protagonista de suas próprias produções e a escola e o professor acompanhar a evolução que estão ocorrendo e orientar os alunos, para que atribua o sentido dos conceitos e compreenda a importância das distintas áreas. Na pedagogia do projeto o aluno aprende a produzir, levantar dúvidas, e o professor criar situações de aprendizagem, realizar mediações necessárias e ter clareza de sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário